Páginas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

SAÚDE ANTES, DEPOIS E SEMPRE!

        É possível ter saúde com prevenção, para não precisar "camuflar" com drogas, vou resumir a minha experiência (que ainda está em andamento, rsrs). Entre 2010 e 2012 eu engordei 30kg, então um belo dia, depois de vários indicativos de que a minha qualidade de vida estava no negativo, fui a um endocrinologista, chegando lá ele me perguntou o que me levou até lá, eu comecei a falar do meu ganho exagerado de peso, e ele fez a pergunta clássica "e porque você engordou?", eu poderia falar (o trabalho estressante o dia todo e a faculdade a noite), mas respondi a verdade, que certamente foi o fato de eu está comendo demais e não fazer nenhuma atividade física, (atividade física? Eu nem conseguia aumentar o passo pra não chegar atrasada na consulta, que já tinha a sensação que iria infartar), e ele se surpreendeu e me falou que eu era uma exceção, pois os seus pacientes sempre davam a resposta clássica "não sei, eu como tão pouquinho", e eu falei pra ele que se eu não assumisse o meu erro, eu não teria como corrigi-lo. Então ele me pediu uma série de exames e me mandou procurar uma nutricionista e fazer atividade física, eu fiz os exames, mas pelo meu plano de saúde demora tanto conseguir uma consulta com o endocrinologista que os exames só serviram pra nutricionista (devido ao tempo) que procurei e elaborou uma dieta pra mim, e entrei na academia, como nos exames ela percebeu que eu estava ( e talvez ainda esteja) com resistência a insulina, ela me mandou procurar o endocrinologista de novo e sugeriu que marcasse na clínica que ela trabalhava mesmo, foi então que marquei e tive a consulta hoje com o Dr. Hendrick, ele teve que solicitar todos os exames de novo, pois já se passaram 10 meses que fiz os últimos, mas voltando ao assunto inicial, eu não optei por tomar nenhum inibidor de apetite ou suplemento pra reverter a situação do excesso de peso, eu pensei o seguinte, se eu engordei comendo muito (e muita porcaria industrializada) e sedentária, eu tenho que aproveitar que ainda não desenvolvi nenhuma doença crônica como diabete, hipertensão entre outras, principalmente porque a minha mãe já sofre desses males, eu vou fazer o caminho de volta, ou seja, vou comer corretamente (quantidade, qualidade e tempo) e vou me exercitar. No início é bem complicado, se bem que eu considero início a percepção de meu erro (comer demais e ser sedentária), mas eu fui sem pressa pra emagrecer (até porque eu já havia acostumado com o fim das minha curvas...hahahaha), priorizei a reversão do peso gordo pro magro, uma vez que era isso que estava comprometendo a minha saúde, e por fim (porque eu já falei demais) faz um ano que eu iniciei esse processo, os resultados ate agora (porque o meu novo estilo de vida é pra sempre) são: Saí da obesidade mórbida para o sobrepeso (ainda, porque eu serei magra, não de pesar 50kg com 1,70m de altura, mas ter pouca gordura) a minha indisposição sumiu, consigo correr 5km sem ter taquicardia, as minha dores de cabeça, lobar, joelhos e pés ( ou melhor inteira) não existem mais, e a parte estética que vem de brinde com os elogios que ressurgem, descobri o que é qualidade de vida na prática, que acordar as 5hs pra ir me exercitar me dá mais qualidade no sono que dormir até as 6:30hs. Resolvi escrever isso porque precisava falar que é possível ter saúde de verdade, sem precisar se drogar, é melhor ter uma vida balanceada pra sempre, do que exagerar por um tempo e ser condenada ao uso de drogas medicamentosas o resto da vida, eu posso afirmar com uma bagagem de experiência que pode sim, com orientação dos profissionais para alimentação correta+exercício físico. Enfim, é isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário